

O Alto Douro Vinhateiro é a mais antiga região demarcada de vinho do mundo é também uma paisagem de rara beleza e de uma grande importância histórica. Por isso mesmo, foi considerada pela Unesco como Património da Humanidade em 2001.
Em 1756, foi criada a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e aquela que veio a ser a primeira região vinícola demarcada do mundo, o Douro.
A classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade obedeceu a uma serie de critérios, entre os quais, o facto de ser uma região que produz vinho há cerca de 2000 anos e cuja paisagem, para além ser de uma obra de arte da natureza, é também o resultado do trabalho árduo do Homem. Para além disso, esta região vinícola transformou-se numa paisagem de uma beleza enorme que reflete a sua evolução tecnológica, social e económica.
Da área classificada fazem parte 13 municípios, que, para além dos vinhedos, fornecem o contexto cultural e histórico em que se desenrola a vida desta região. É uma área rica em termos de património arquitetónico.
No meio de montes, quintas e vinhas destacam-se grandes casas senhoriais do século XVIII, com as suas fachadas imponentes que demonstravam a importância das famílias que nelas habitavam. Por vezes, são visíveis alguns núcleos urbanos, dos quais se destacam as cidades da Régua, Lamego e ainda Vila Real, embora um pouco mais distante das margens do rio.
Já na Idade Média Lamego estava ligado à produção de vinho, o Vinho Doce de Lamego, como era então conhecido. Para além disso, tornou-se também num importante centro religioso, como se pode comprovar pelo património arquitetónico que nos chegou até hoje e do qual são exemplos a Catedral de Lamego, a Igreja de Santa Maria de Almocave, Igreja de Santa Cruz e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, cuja romaria em Setembro atrai milhares de pessoas a esta cidade.
Como uma região vinícula de beleza indiscutivel, o Douro aguarda a sua visita!
Alto Douro Vinhateiro

