

Hotel-Navio AmaVida
Construído em Portugal, a embarcação Amavida, da tipologia Hotel Ships, apresenta-se como uma embarcação com um design luxuoso onde o conforto e a elegância são evidentes em todos os pormenores, para que os seus passageiros possam ter uma agradável e inesquecível estadia ao longo do cruzeiro pelo Rio Douro.
Com capacidade para 108 passageiros, distribuídos por 54 cabines duplas, todas elas equipadas com janelas panorâmicas que promovem uma visão de paisagem de 180 graus, assim como todas as cabines são equipadas com TV HD, com acesso a vários canais internacionais e um sistema vídeo on-demand. Neste navio pode ainda desfrutar de um restaurante Al Fresco que permite aos passageiros observar uma paisagem única enquanto se deliciam com a mais requintada cozinha do Douro e provam mundialmente famosos vinhos do Vale do Douro.
Os passageiros poderão ainda usufruir de uma piscina aquecida, localizada no convés solar, também tem acesso a ginásio, massagens terapêuticas, spa, entre outras comodidades. Este navio está ainda equipado com rede de fibra ótica que permite acesso à internet de banda, via wi-fi. Este navio destaca-se a nível mundial por um conjunto de inovações tecnológicas e de eficiência energética únicas dentro do sector dos cruzeiros fluviais. Exemplo, disso é a existência de um heliponto no convés solar – que permitirá a realização de tours aéreos na região – e da colocação de painéis, fotovoltaicos, capazes de transformar a energia solar em energia elétrica, na cobertura desse mesmo convés, numa área de cerca de 155 m2, maior até à data em embarcações desta tipologia.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() |
Capacidade: 108 passageiros
Comprimento: 79 metros
Largura: 11.4 metros
Velocidade: 12 nós
Motor: 2x800 hp
54 cabines
2 suites
Restaurante
Ar Condicionado
Bar
Elevador
Lounge (main deck)
Ginásio
Spa
Loja
Piscina(main deck)
Internet (wi-fi)
Vídeo On-Demand
Na DouroAzul uma das prioridades principais é a segurança dos seus passageiros. Nesse aspeto, a DouroAzul tem requisitos que devem ser cumpridos rigorosamente, e que são exigidos pelas autoridades competentes.
Todas as embarcações da frota estão devidamente equipadas, com sistemas eletrónicos de navegação, sistema de comunicação, coletes salva vidas, tanto para adulto como para crianças, boias, dispositivos de deteção e extinção de incêndios, sejam móveis ou fixos, e ainda tem uma completa farmácia de bordo com capacidade de resposta a situações de primeiros socorros.
Toda a tripulação da DouroAzul tem habilitações em curso de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, técnicas de sobrevivência e segurança pessoal.
Regularmente, e em certos períodos de tempo, são feitos exercícios de situação de emergência que é supervisionada por oficiais de segurança de forma a preparar e motivar as tripulações para toda e qualquer situação de emergência.
Anualmente são realizados simulacros de emergência onde participam várias entidades como a capitania, bombeiros, INEM, Proteção Civil, entre outras, para que se possa avaliar em tempo real a intervenção das várias entidades de emergência.